Sobre

PROJETO: GENTE QUE ESCREVEU A HISTÓRIA DE ITUPORANGA

Minuta do Projeto

O QUE É?

O Projeto “Biografia das Ruas e Praças de Ituporanga” é uma iniciativa da Radio Sintonia, envolvendo os alunos dos Estabelecimentos de Ensino Fundamental (7ª/8ª Séries) do Perímetro Urbano de nossa cidade, tanto da rede Municipal como estadual, para fazer um apanhado do nome e currículo de todas as ruas e Praças do município. Ao final este trabalho será apresentado à Câmara Municipal de Vereadores e à Prefeitura Municipal, para apreciação, alteração, se for o caso, com projeto de Lei consolidando os Nomes com os Currículos dos homenageado, por Bairros, inclusive numerando as ruas e publicação em um livro.

JUSTIFICATIVA

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

OBJETIVO GERAL

  1. Incitar os dirigentes educacionais – Secretaria de Desenvolvimento Regional, através da Gerência de Ensino, Secretaria Municipal de Educação – a motivar os Professores das diversas áreas de aprendizagem a desenvolverem esse trabalho que será de pesquisa, interpretação e redação e sobretudo tornar clara a importância histórica que o mesmo terá para as futuras gerações.

  2. Hoje muitas ruas de nossa cidade têm dois três, ou até quatro nomes. Ao final do trabalho, os órgãos responsáveis poderiam alterar essa situação.

  3. Alguns nomes de ruas de nossa cidade não tem nada a ver com nossa cultura e nosso desenvolvimento, enquanto quem sabe outras pessoas deveriam ser homenageados e seria uma oportunidade de, com conhecimento de causa, fazer as devidas alterações.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. Ao término do trabalho, o mesmo será apresentado à Câmara Municipal de Vereadores, para apreciação e verificação de alterações sugeridas.

  2. Em seguida, a Câmara, juntamente com o Executivo Municipal, providenciará a encadernação do trabalho, sendo que em cada rua constará o nome dos alunos que efetuaram o trabalho, bem como o de sua Escola.

LOGÍSTICA

  1. Será formada uma Comissão Organizadora com representantes da Rádio Sintonia, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria Municipal de Educação, Representantes das Escolas Estaduais e Representantes das Escolas Municipais.

  2. Em princípio, como de uma forma geral as escolas estão localizadas nos bairros, cada Escola fica responsável pelas ruas do bairro. Mas a CO poderá redirecionar algumas ruas de forma tal que todas as escolas fiquem com mais ou menos o mesmo número.

  3. Os Professores de cada escola, além da orientação a seus alunos também irá corrigir os trabalhos e selecionarão os 3 melhores e esse serão premiados.

  4. A premiação será conseguida através da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Câmaea de Vereadores.

  5. A Rádio Sintonia fará todo o trabalho de divulgação e motivação, não só com os alunos, mas com toda a comunidade, principalmente no trabalho de pesquisa.

PARTICIPANTES

  1. Rádio Sintonia

  2. Secretaria de Desenvolvimento Regional

  3. Prefeitura Municipal

  4. Câmara Municipal de Vereadores

  5. Secretaria Municipal de Educação

  6. EEB Aleixo Dellajustina

  7. Colégio Galileu

  8. EEF Mont’Álverne

  9. EEB Roberto Moritz

  10. CEF Bernardina Farias de Mattos

  11. CEF Pedro Júlio Muller

  12. EEF Prof. João Carlos Thiesen

  13. EEB Presidente Tancredo Neves (Bela Vista)

  14. EEB Vereador Paulo França (Cerro Negro)

  15. Seminário São Francisco de Assis

  16. EEB Tancredo Neves

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb