Gotthilf Grahl - Gente que escreveu história de Ituporanga/SC

03.07 - Rua Gotthilf Grahl

Início: Rua Governador Celso Ramos | Término: Rio Gabiroba, com extensão de 80 metros.

Rua Gotthilf Grahl

Gotthilf Grahl

1. Nascido em: 15/06/1902

Cidade: Blumenau/SC

Falecido em: 01/01/1986

2. Pai: Hermann Gralh

Mãe: Olinda Goertner Gralh

3. Casado com: Alzira Tiago Sardá

Profissão:

4. Filhos:

4.1   Valter Abel Gralh

4.2   Germando Valdemar Gralh

5. Atividades Profissionais: Comerciante e delegado

6. Atividades Políticas: Delegado

7. Homenagens: Nome de rua com seu nome

8. Justificativa: Filho de Hermann Grahl e Olinda Goertner, Gotthilf Grahl nasceu em 15 de junho de 1902, na cidade de Blumenau. Logo depois de nascer, ele e sua família mudaram-se para Barracão, atualmente o município de Alfredo Wagner. Lá montaram uma das primeiras padarias de que se tinha conhecimento na região. Por causas desconhecidas, saíram de Alfredo Wagner para Bom Retiro e casou-se com Alzira Sardá, natural de Biguaçu com quem teve dois filhos: Valter Abel Grahl e Germano Valdemar Grahl. Logo em seguida veio para Ituporanga, onde deu continuidade aos negócios do pai como padeiro. Já em Ituporanga, além de padeiro, exerceu funções de delegado, comerciante e carpinteiro. Auxiliou na construção de várias obras na cidade, entre ela o primeiro hotel que se tinha informações. Gostava muito de esporte, principalmente o futebol e incentivava muito a prática aos jovens que viviam aqui na época. Era uma pessoa muito culta, a leitura de livros e revistas, em especial na língua alemã era um de seus hobbies favoritos. Apesar da idade já avançada, tinha a mente bem aberta, e em virtude disso, tinha um bom relacionamento com a população mais jovem. Teve pouco envolvimento político na cidade. Apoiou apenas seu filho, Valter Abel Grahl, quando este estava entrelaçado ao assunto. No dia primeiro de janeiro de 1986, veio a óbito aos 83 anos. Foi encontrado já sem vida, e relatos afirmam que o fato ocorreu enquanto estava dormindo.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb