03.05 - Rua Raulino Kretzer

Início: Rua Governador Celso Ramos | Término: Terminal Rodoviário Germano Müller, extensão 290 metros.

Rua Raulino Kretzer

Raulino Germano Kretzer

1. Nascido em: 18/03/1906

Cidade: São José

Falecido em: 14/09/1974

2. Pai: Germano Antônio Kretzer

Mãe: Felomena Koerich Kretzer

3. Casado com: Mônica Freiberger

Profissão: Comerciante

4. Filhos:

4.1   Walter Raulino Kretzer

Caminhoneiro

4.2   Maria Alzira Kretzer

Comerciante

4.3   Dilma Kretzer

Dona de casa

4.4   Nilza Kretzer

Dona de olaria

4.5   Nadir Kretzer

Comerciante

5. Atividades Profissionais: Foi comerciante. Veio para Ituporanga em janeiro de 1935, para a localidade de Cerro Negro, onde abriu uma casa comercial com vários tipos de mercadorias (Ferramentas,Roupas, Panelas,Trigo ,Açúcar,Etc). Ele comprava mercadorias dos agricultores, ensacava e levava para Rio do Sul com carroça de 6 cavalos, somente mais tarde teve um caminhão.

6. Atividades Políticas: Ele foi vereador na época que Salto Grande era distrito de Bom Retiro. Ele ia a cavalo ate Bom Retiro sem nenhuma remuneração

7. Homenagens: Raulino Kretzer recebeu como homenagem o nome da rua.

8. Justificativa: Ele era uma pessoa muito querida e honrada por todos, ele gostava muito de servir a todos, muito ligado com a igreja católica, ele era o ponto de referencia da localidade Por exemplo: Ele levava as mulheres grávidas para o hospital, pois ele tinha um carro, e nem todos na época tinham; ele hospedava os padres, bispos quando visitavam a igreja católica. Ele também, era dono das terras do parque mais conhecido como ´´Parque da cebola``, mas deixou essas terras como herança para os filhos e mais tarde as terras foram desapropriadas.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb