03.31 - Rua David Rengel

Início: Rua Tenente Jacob Philippi | Término: Rua Leonel Thiesen. Extensão 200 metros

Rua David Rengel

David Rengel

1. Nascido em: 29/12/1917

Cidade: São José

Falecido em: 08/01/1984

2. Pai: Roberto Rengel

Mãe: Emilia Kammers Rengel

3. Casado com: Maria Leopoldina Rode

Profissão: Agricultor, empresário, dentre outros;

4. Filhos:

4.1   Luzia Rengel

“In memórian”. Faleceu com um ano e 11 meses.

4.2   Lucinda Rengel

Auxiliar de Enfermagem em Joaçaba/SC

Casada com Felipe Gerber “In memórian”, foi trabalhador no comércio.

4.3   Avelino Rengel

Construtor civil e pesquisa Genealogia em Ituporanga

Casado com: Herondina Huntemann, Comerciante (Loja Personal Bijoux) em Ituporanga.

4.4   Inês Rengel

Agricultora na Florestal

Casada com: Irineu Heinz, Agricultor.

4.5   João Rengel

Construtor civil no Cerro Negro

Casado com: Marlene Longen, doméstica.

4.6   Almiro Rengel

Mecânico de automóveis no Cerro Negro

Casado com: Marly Longen, doméstica.

4.7   Rita Rengel

Comerciante Lanchonete no Cerro Negro

Casada com: Orlando Rohling, trabalha na Lanchonete. Pais do Frei Alexandre Rohling.

4.8   José Lino Rengel

Empresário Posto de combustível no Cerro Negro

Casado com: Flávia Geremias, trabalha no Posto.

4.9   Norma Rengel

Comerciante Lanchonete em Lages/SC

Casada com: Elizeu Cordova, motorista caminhoneiro.

4.10   Rui Rengel

Bancário na Caixa Econômica Federal cargo de Gerente

Casado com: Zélia Klöppel, doméstica.

5. Atividades Profissionais: Agricultor, Turmeiro, Carroceiro, Construtor civil, Músico, Delegado de Polícia e Comerciante. Trabalhou: na agricultura; na época os trabalhadores da estrada eram conhecidos por turmeiros David Rengel ajudou no alargamento da estrada de Ituporanga a Santa Tereza (atual Catuiras); trabalhou transportando produtos da época inclusive madeiras da região até Rio do Sul em carroça puxada por dois e até seis cavalos, de Rio do Sul os produtos seguiam de trem para Blumenau e ao Porto de Itajaí; trabalhou nos serviços de: Pedreiro, Carpinteiro, Marceneiro, Eletricista e Pintor. David construía: Casas de madeira e alvenaria, Galpões, Salas de aula e Igrejas. E construía mine Usinas: Serrarias, Marcenarias, Farinheiras, Engenhos de açúcar, Alambique, Monjolos para pilar canjica, Moinhos de milho (atafona), Descascador de arroz, Gerador de energia elétrica, Magneto para acender lâmpadas e Dínamo de corrente contínua para recarregar baterias que na época serviam de fonte para ouvir rádio e acender lâmpadas; todas movidas por Roda d’água, Turbina hidráulica, Caldeira e ou a motor de combustão; David em sua mine marcenaria preparava as madeiras para o Ferreiro montar carretões, carroças e charretes e fabricava: móveis, aberturas em geral, pinos e as bolas torneadas de madeira de “Angico” para os jogos de Malhão e cancha de Bocha, caixões para os mortos serem sepultados e também fabricava tamancos de madeira e couro curtido;

6. Atividades Políticas: Foi Suplente de Vereador na Câmara de Vereadores de Ituporanga/SC.

7. Homenagens: Rua David Rengel, Centro, Ituporanga/SC.

8. Justificativa: David Rengel tinha menos de um ano de idade em 1918, ano em que migrou juntamente com seus pais de Angelina para Ituporanga. Seu David Rengel foi um homem justo honesto e de caráter. David teve uma influência na implantação da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Barra do Rio dos Bugres Ituporanga. Sempre teve vida ativa na Gruta por quase 40 anos; David foi jogador de futebol do Clube Canarinhos da Barra do Rio dos Bugres; David Rengel foi o proprietário e Gaiteiro da Banda “Rengel” (foram integrantes da Banda: Ari Hoffmann, Kiliano Rengel, David Rengel, Zeno Rengel e Antonio Trierweiller), animavam: Bailes, Tarde dançante e Festas em Geral na região; No dia 17-05-1958 foi implantado o Distrito da Barra do Rio dos Bugres o Sr. Bertoldo Küster exercia o cargo de Delegado de Polícia Civil. David Rengel exerceu o cargo de Suplente de Delegado de Polícia. Nos anos 60 David assumiu o cargo de Delegado de Polícia Civil, tendo o seu suplente o Sr. Aloísio Sehnen. No Cerro Negro David implantou o posto de combustível, e um moinho de milho (atafona), na comunidade em sua gestão foi construído o Ginásio de Esporte “Cacique” (David dava o almoço aos pedreiros e carpinteiros da construção do Cacique); David Rengel sempre tinha vida ativa nas Escolas, Gruta e Igrejas. David teve um papel importante no desenvolvimento do nosso Município de Ituporanga; Por todas essas ações foi merecedor dessa homenagem.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb