03.30 - Rua Vereador Joaquim Boeing

Início: Rua 14 de Fevereiro | Término: Rua Prefeito Vânio Colasso de Oliveira, extensão 126 metros

Rua Vereador Joaquim Boeing

Joaquim Boeing

1. Nascido em: 14/02/1909

Cidade: São Martinho

Falecido em: 12/04/1989

2. Pai: Heirich Boeing

Mãe: Anna Rocha Boeing

3. Casado com: Adelaide Lehmkuhl Boeing

Profissão:

4. Filhos:

4.1   ÁLBIO BOEING

Formado em Farmácia, Filosofia e Direito pela UFSC. Por vários anos foi Inspetor de Fiscalização da Fazenda do Estado de Santa Catarina, com atuação em diversas microrregiões do Estado. É casado com MAFALDA PEREIRA BOEING, formada em Filosofia pela UFSC e natural de Ituporanga.

4.2   OSMAR BOEING

(falecido) Formado em Direito pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atuou durante muitos anos como Advogado trabalhista da USATI e da EMPRESA PORTO BELO, com sedes em Florianópolis e Fraiburgo, respectivamente; Foi casado com Edith Andrade Boeing, natural de Ituporanga.

4.3   NILSON JOSÉ BOEING

(falecido) Formado em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Atuariais e Direito pela UFSC. Exerceu vários cargos importantes em diferentes governos, dos quais se destaca o cargo de Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo de Santa Catarina e o de Presidente do BESC e do IPESC. Foi, por 35 anos, economista do BRDE. Foi casado com Edite Barreto Boeing, formada em Biblioteconomia pela UFSC e natural de Florianópolis.

4.4   NILTON AUGUSTO BOEING

Engenheiro Agrônomo por formação, tendo concluído os estudos na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, junto à Universidade Federal de Pelotas/RS. Foi, por mais de 30 anos, agrônomo concursado do BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento do Estremo Sul. É casado com Maria Lígia Guimarães Boeing, natural de Pelotas/RS.

4.5   FERNANDO BOING

Médico formado pela UFSC e Pós-graduado em pediatria pelo Hospital Infantil Edith Gama Ramos de Florianópolis e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atuou como pediatra por 36 anos, tendo sido agraciado pelo Conselho Regional de Medicina de SC, com o Diploma de Mérito Médico. Foi Diretor da Divisão de Saúde Pública, Coordenador de Planejamento da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e Professor da UFSC. É casado com Maria Lurdes Ribeiro Boeing, formada em Filosofia pela UFSC e natural de Florianópolis

4.6   JAIME BOING

Engenheiro Agrônomo por formação, tendo concluído os estudos na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, junto à Universidade Federal de Pelotas/RS. Por 30 anos foi agrônomo concursado do BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul. É casado com Cecília Motta Boing, formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e natural de Porto Alegre/RS.

4.7   GUIDO BOEING

Engenheiro Agrônomo por formação tendo concluído os estudos na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, junto à Universidade Federal de Pelotas/RS. Pós-graduado em Administração de Projetos para o Desenvolvimento Agrícola (APRODA), pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Foi Secretário Executivo da Sub-Comissão de Semente de Soja do Ministério da Agricultura. Atuou, em Porto Alegre, como Engenheiro Agrônomo, junto COBAL, Cia Brasileira de Alimentos, na formação de estoques reguladores de alimentos. Em Florianópolis, foi Gerente de Mercado da CEASA/SC. Atuou durante mais de 25 anos como Engenheiro Agrônomo, na CEPA e no Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina, órgãos ligados à Secretaria de Agricultura do Estado, na função de Analista de Produção, Mercado e Comercialização de produtos hortícolas. Por um curto período, foi Coordenador Técnico do ICEPA. É autor de dois livros sobre cebola e um livro sobre alho. Foi Consultor Internacional, para assuntos de produtos Hortigranjeiros – preferencialmente alho, cebola, tomate, pimentão, cenoura, abóbora, milho-verde, laranja e maçã - para o Ministério da Agricultura e Ganaderia do Uruguai, em convênio com o BIRD e com a Agência de Fomento e Cooperação Técnica - GTZ da Alemanha. Realizou diversas palestras sobre produção e mercado de produtos hortigranjeiros em Países do Mercosul. É casado com Maria Luiza Brzeski Boeing, formada em Literatura Plena (Português e Inglês), pela Universidade Católica de Pelotas/RS. É pós-graduada em Línguas. Natural de Pelotas/RS.

4.8   MARIA DE LOURDES BOEING CASAGRANDE

Formada em Direito pela UFSC. Exerceu por dois anos consecutivos cargos técnicos junto a EPAGRO - Escritório de Estudos e Projetos Agropecuários. Foi assessora administrativa da CODISC – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Foi funcionária de carreira da Secretaria de Administração e Secretaria de Justiça do Estado de Santa Catarina. Atualmente, é aposentada pela Procuradoria Geral do Estado. Casada com WALTER CASAGRANDE, natural de Vacarias no R/S. Engenheiro Agrônomo por formação tendo concluído os estudos na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, junto à Universidade Federal de Pelotas/RS. Aqui valem alguns Registros: Walter Casagrande foi o principal idealizador e criador da CEPA – Companhia Estadual de Planejamento Agrícola (posteriormente transformada em ICEPA – Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina), empresas ligadas à Secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina. Atualmente o ICEPA está incorporado à EPAGRI. Por diversas vezes foi o Secretário Executivo dessas Empresas. Foi Secretário Adjunto e Secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina.

4.9   RITA MIRIAM BOEING

Formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Participa como voluntária, em diversas atividades de cunho social.

5. Atividades Profissionais: Alfaiate. Gostava muito de pescar e de caçar com os filhos (na época não havia legislação ambiental) prazeres que acreditamos eram praticados no intuito de congregar a família. Foi participante ativo da Banda Instrumental que havia no município e que animava as festividades religiosas dos demais municípios da região. Participou ativamente dos movimentos religiosos do Município, sendo integrante ativo da Congregação Mariana e do Coral da Igreja Católica, cujo Patrono é Santo Estevão. Foi vice-presidente da Companhia Hidroelétrica Águas Negras, empresa que fornecia a necessária energia elétrica para a iluminação das moradias e casas do município. Foi o primeiro habitante de Ituporanga a plantar uma muda de “Pé de chorão”, árvore que hoje é comum nas margens do Rio Itajaí do Sul e que promove, em função do seu sistema radicular, a agregação do solo e a diminuição de desmoronamento em função das frequentes enchentes que assolavam e ainda assolam a região”. Era extremamente cumpridor de seus deveres. Homem extremamente honesto, de forte caráter e personalidade. Homem de uma grande visão futurista; prova disso foi o esforço sobre-humano que fez – numa época de muitas dificuldades e poucos recursos financeiros – para fornecer uma escolaridade que pudesse proporcionar maior facilidade e conforto para seus filhos. Jamais admitia atrasar ou não participar de um compromisso. Gostava das coisas em seus devidos lugares, da verdade e admirava a honestidade.

6. Atividades Políticas: Joaquim Boeing foi o primeiro “INTENDENTE” do distrito de Generosópolis/Salto Grande. Periodicamente se deslocava até o Município de Bom Retiro, ao qual o distrito pertencia, a fim de buscar as guias para os devidos pagamentos dos impostos devidos pelos habitantes do lugar. Foi o último Intendente do Distrito de Salto Grande, que se municipalizou no dia 14 de fevereiro de 1948, por sinal, o dia do aniversário de nascimento do Sr. Joaquim Boeing. Foi Vereador na Legislatura 1953 a 1957, onde, inclusive, com a renúncia do prefeito Vergílio Scheler, passou a exerceu o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores.

7. Homenagens: Diversas foram as homenagens recebidas por Joaquim Boeing, tendo em conta os relevantes serviços prestados ao Município de Ituporanga e seus habitantes, não apenas na legislatura 1953 a 1957, assim como, também, durante os mais de 50 anos em que vivei e trabalhou em Ituporanga, período em que sempre foi muito atuante junto à Igreja e na resolução dos problemas da comunidade, objetivando o bem-estar dos seus conterrâneos.

8. Justificativa: “A história de um homem mede-se pela sua contribuição para gerações futuras". Esta frase, gravada em uma placa comemorativa que foi outorgada, ‘in memoriam”, ao Senhor Joaquim Boeing pela Câmara de Vereadores de Ituporanga – Gestão 2001/2004, reflete, com certeza, o trabalho e a doação que Joaquim Boeing dedicou ao município de Ituporanga e justificam a indicação de seu nome para a identificação de um logradouro do município.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb