Paulo França - Gente que escreveu história de Ituporanga/SC

03.27 - Rua Paulo França

Início: Rua Presidente Nereu | Término: Rua Tenente Jacob Philippi, com 95 metros de extensão

Rua Paulo França

Paulo França

1. Nascido em: 31/12/1934

Cidade: Ituporanga

Falecido em: 24/11/1973

2. Pai: Gabriel Franz

Mãe: Filomena Walter Franz

3. Casado com: Olanda de Souza França

Profissão: Comerciante

4. Filhos:

4.1   Ivan Roberto França

Funcionário Público Municipal

4.2   Paulo César França

Funcionário Público Estadual

4.3   Rosângela Aparecida França Wiese

Funcionária Pública Municipal e Conselheira Tutelar

Casada com José Carlos Wiese

4.4   Dóris Regina França

Funcionária Pública Estadual

Casada com Wilson Antônio Schuhmacher

5. Atividades Profissionais: Quando jovem, juntamente com os irmãos ajudava a família plantando pequenas lavouras, sendo o filho mais velho, logo cedo aprendeu a dirigir o que fez com que se tornasse um motorista de automóvel e caminhão bastante solicitado. Transportava madeiras, gêneros alimentícios, derivados suínos e bovinos para centros maiores, e realizava deslocamentos de pessoas para visita a parentes e para a busca de auxílio, quando enfermos. Após constituir família se tornou proprietário de armazém na então localidade de Cerro Negro onde comercializava suínos, derivados de origem animal e produtos alimentícios de primeira necessidade. Muito jovem se mostrou um líder comunitário onde teve grande participação no desenvolvimento da comunidade em que morava.

6. Atividades Políticas: Foi eleito vereador por dois mandatos: - Exerceu o 1º mandato no período de 31/01/1966 a 31/01/1970 pela União Democrática Nacional - UDN; - Exerceu o 2º mandato no período de 31/01/1970 a 21/01/1973 pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA.

7. Homenagens: Recebeu homenagens com as seguintes denominações: - Escola de Educação Básica Vereador Paulo França; - Rua Vereador Paulo França; e - Auditório da Câmara de Vereadores – Vereador Paulo França.

8. Justificativa: Numa passagem um tanto breve pela vida, mas intensa no convívio e nas relações de amizades conquistadas junto ao povo, se tornou num dos mais jovens líderes comunitários e políticos de sua época. Um grande visionário do progresso, que incansavelmente buscou melhorias para as localidades do interior e o desenvolvimento de todo o município. Por meio dos serviços que prestou ao povo Ituporanguense, o que faz do homenageado um merecedor, devemos manter de forma justa e honrosa a perpetuação de seu nome na história dessa cidade com a denominação de uma escola, de uma rua e do auditório da Câmara de Vereadores de Ituporanga. Ratificamos assim, a admiração e o orgulho que sentimos por esse grande político, líder comunitário, amigo, esposo e pai que sempre lutou para o bem do povo, e em especial, desta terra.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb