José Pedro Schmitt - Gente que escreveu história de Ituporanga/SC

03.22 - Rua José Pedro Schmitt

Início: Rua João Henrique Wiese | Término: Rua 14 de Fevereiro, com extensão de 138,25 metros

Rua José Pedro Schmitt

José Pedro Schmitt

1. Nascido em: 30/03/1936

Cidade: Braço do Norte

Falecido em: 15/08/1996

2. Pai: Pedro Schmitt

Mãe: Maria O. Schmitt

3. Casado com: OrivaldaTenfen Schmitt

Profissão: Do lar

4. Filhos:

4.1   Antenor Schmitt

Policial Civil e Advogado.

4.2   Volnei Schmitt

Advogado

4.3   Dalvino Schmitt

Motorista

Faleceu no ano de 2010.

4.4   Luciana Schmitt Albino

Professora

5. Atividades Profissionais: Agricultor, caminhoneiro, sócio/proprietário de serraria e madeireira, extração de madeira pela empresa Faler de Rio do Sul, e por último sócio da atual empresa Itu Madeiras.

6. Atividades Políticas: Um dos primeiros moradores da localidade de Figueiredo, na época pertencente ao município de Ituporanga, e atualmente Chapadão do Lageado. Filho de agricultor, caminhoneiro transportava fumo para a empresa Souza Cruz, em Blumenau, após foi sócio proprietário de serraria e madeireira, juntamente com o sogro VendolinoTenfen, e cunhados Jose Tenfen, popularmente conhecido como Juca Tenfen, e ValdevinoTenfen. Depois trabalhou com extração de madeira pela empresa Faler de Rio do Sul, e por último sócio da atual empresa Itu Madeiras com O Sr. Nelson Sebold (In Memoriam). Teve quatro filhos, participava da comunidade, em atividades da igreja, tais como na organização de festas e do conselho paroquial.

7. Homenagens: Recebeu como homenagem uma rua com o seu nome: José Pedro Schmitt.

8. Justificativa: Aproximadamente 10 anos após a sua morte, em 2006, a Rua que tem Início na Rua João Henrique Wiese e término na Rua 14 de Fevereiro, Centro de Ituporanga, foi nomeada de: Rua José Pedro Schmitt, sendo uma homenagem póstuma, que foi-lhe atribuída em virtude dos seus serviços prestados a comunidade. Apesar de não ter nascido em Ituporanga, sempre batalhou em prol dela, líder empresarial, fez inúmeros investimentos aqui, contribuindo para o fortalecimento e a economia do município. Se tornando um exemplo, tanto como pai de família, quanto membro da sociedade.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb