03.13 - EEF Mont

Início: Rua Frei Manoel | Término: Rua Frei Manoel

EEF Mont

Francisco José De Carvalho (Mont’ Alverne)

Justificativa: Pode-se dizer que a história do Monte Alverne, localizado na Itália, se inicia no século XIII. Francisco de Assis, por sua pregação e exemplo, chamou a atenção do Conde Orlando de Chiui Del Casentino, um grande proprietário de terras que ofereceu o Monte Alverne de presente à ordem franciscana no dia 08 de maio de 1213. No monte a ordem construiu capelas e atualmente um Santuário visitado por milhares de devotos. O Frei Francisco do Monte Alverne recebeu o codinome por ter vindo dessa região da Itália para o Brasil. No Convento de São Francisco, em São Paulo, Frei Francisco do Monte Alverne tornou-se pregador itinerante e professor de filosofia. Mudou-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde alcançou o posto de Pregador Real em 1816. Lecionou retórica e outras disciplinas no Colégio São José, na capital do Império. Em 1836, tomado pela cegueira, recolheu-se na casa de amigos em Niterói, aonde veio a falecer em 1858. Foi sepultado no Convento de Santo Antônio. Como pregador da Real Capela, proferiu a oração fúnebre da Imperatriz Leopoldina em 1827. Frei Francisco foi ainda considerado por Gonçalves de Magalhães como um dos precursores das ideias românticas no Brasil.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb