11.18 - Rua Amazonas

Início: Rua Guilherme Meurer | Término: Limite do Loteamento Koerich, com 193,0 metros

Rua Amazonas

Amazonas

Justificativa: O estado Amazonas se localiza na Região Norte do Brasil, sua capital é Manaus, sua latitude é 03º 06’ 07”S e sua longitude é de 60º 01’ 30” W. Sua colonização foi tardia, começou no século XVI e XVII quando os espanhóis estavam sob seu domínio. Até que, em busca de ouro, Francisco de Orellana chegou até lá, sendo considerado o primeiro homem branco a explorar o atual estado do Amazonas que significa “ruído de águas” em idioma indígena. Em 1750 assinaram o Tratado de Madrid no qual os espanhóis perderam o domínio sobre o local. Sua economia é voltada na extração de recursos animais, minerais e vegetais, através da qual são obtidos: calcário, estanho, madeira, castanha-do-pará, frutas e borracha. O estado Amazonas é rico em biodiversidade, grande parte dele abriga a floresta Amazônica que possui árvores de mais de 30 metros de altura, seu clima é equatorial úmido contribuindo para o desenvolvimento de árvores de grande porte, Estima-se que a diversidade de árvores na Amazônia varia entre 40 a 300 espécies diferentes por hectare. Este estado é cortado pelo rio Amazonas, de grande importância para a população que utiliza muito o transporte fluvial. O Amazonas abriga várias espécies de animais, mas grande parte ainda não é conhecida, muitos estão ameaçados de extinção, como a Arara Azul, Mico-leão-dourado, Onça Pintada, entre outros. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual a rua recebe este nome, mas acredita-se que recebeu o nome devido a grande quantidade de matas verdes, como na Amazônia. Está localizada no início da Rua Guilherme Meurer e tem seu fim no Limite do Loteamento Koerich.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb