11.17 - Rua Tiradentes

Início: Rua Norberto Pedro Ludvig | Término: Rua Vitório Sens, Extensão 55,0 metros

Rua Tiradentes

Tiradentes

1. Nascido em: 12/11/1746

Cidade: Ritápoles/MG

Falecido em: 24/04/1792

2. Pai: Domingos da Silva Xavier

Mãe: Maria Paula da Encarnação Xavier

3. Casado com:

Profissão:

4. Filhos:

4.1   Joaquina da Silva Xavier

Falecida

5. Atividades Profissionais: Minerador, mascate, tropeiro, farmácia e dentista.

6. Atividades Políticas: Governou as capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

7. Homenagens: Existem 62 pontos turísticos no Brasil com o nome de Tiradentes, entre eles: - Cidade do Tiradentes em Minas Gerais; - Estátua de bronze na praça de Curitiba.

8. Justificativa: 9. Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746, na fazenda do Pombal na cidade de Ritápoles, no interior de Minas Gerais. Cresceu em Vila Rica (Ouro Preto), e fez diversos trabalhos, entre eles minerador, mascate e tropeiro, além de ter se dedicado a farmácia e dentista, trabalho que lhe deu o apelido de Tiradentes. Ele também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos dragões de Minas Gerais. Tiradentes participou do movimento dos inconfidentes mineiros, que queria conquistar a independência do Brasil, tirando o país dos abusos que eram feitos pela coroa portuguesa, especialmente em relação a cobrança forçada de impostos. Ele tinha facilidade para se comunicar, se organizar e liderar, características que contribuíram para que ele assumisse a liderança da Inconfidência Mineira. No entanto, antes que a conspiração se formasse uma revolução, acabou sendo delatada aos portugueses por Joaquim Silvério dos reis, coronel convidado por Tiradentes a integrar o movimento . Após a denúncia, o movimento foi descoberto e acabado pelas tropas oficiais, ocasionando na prisão de diversas pessoas. Começou então a investigação dos acusados, que foi revelado em 1792. Vários inconfidentes foram condenados a morte, mas como eram ricos abrandaram as penas. Tiradentes que tinha pouca influência política foi o único que teve a pena de morte mantida. No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, tendo depois seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados em postes entre o Rio de Janeiro a Minas Gerais, e a cabeça ficou exposta na cidade de Vila Rica. Vale lembrar que Tiradentes foi o único a assumir a participação no movimento, sem denunciar os companheiros. A importância de Tiradentes para a história do Brasil e a colocação de seu nome em ruas, como na de Ituporanga (que está entre a Rua Vitório Sens e a Rua Norberto Pedro Ludwig), é a consideração dele como um Herói Nacional.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb