01.26 - Beco Professora Nérica de Oliveira Sens

Início: Rua 24 de Setembro | Término: Propriedade Particular, com 90 metros de extensão

Beco Professora Nérica de Oliveira Sens

Nérica de Oliveira Sens

1. Nascido em: 08/10/1921

Cidade: Biguaçu

Falecido em: 05/11/1993

2. Pai: Bertoldo Simão de Oliveira

Mãe: Francisca Ana Farias de Oliveira

3. Casado com: Leonel Sens

Profissão: Professora

4. Filhos:

4.1   José Fernando Sens

Professor e radialista

Casado com Aracy Santos Sens

4.2   Jorge Luiz Sens

Empresário

Casado com Graça Vasconcelos Sens.

4.3   Jaime Roberto Sens

Bancário e vereador

Casado com Maria de Lurdes Longen Sens(in memoriam).

4.4   João Antônio Sens

Funcionário Público

Casado com Maristela Martendal Sens.

4.5   Maria Inês Sens

Professora

5. Atividades Profissionais: Iniciou suas atividades profissionais como Professora no interior de Biguaçu, vindo logo após, em 1946 para Ituporanga onde exerceu suas atividades no Grupo Escolar Santo Antônio; Escola Isolada Braço Esquerdo do Rio Batalha; Escola Isolada da Encruzilhada do Rio Batalha; Escola Isolada Gabiroba; Escola Isolada do Braço Perimbó; Grupo Escolar Mont’Alverne; Colégio Normal Roberto Moritz.

6. Atividades Políticas: Não consta.

7. Homenagens: Pelos seus relevantes serviços prestados à Educação e ao Esporte de Ituporanga, a Professora Nérica de Oliveira Sens foi homenageada com a denominação de um Beco localizado na Rua 24 de setembro, no Bairro Santo Antônio. Também leva seu nome uma das salas de aula do Campus da Unidavi em Ituporanga.

8. Justificativa: Nérica de Oliveira Sens foi uma das primeiras professoras do Município, vindo do litoral para “Salto Grande” para seguir sua vocação de educadora, deixando a marca de sua dedicação em muitas mentes de nosso município. Inicialmente exerceu suas atividades no Grupo Santo Antônio que foi uma das primeiras escolas de Ituporanga. No entanto, trabalhou durante o seu exercício profissional em Escolas Multisseriadas (As classes multisseriadas são uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes) no interior do município, mais precisamente em Rio Batalha, Gabiroba e Braço Perimbó. Além das Salas de aula, a Professora Nérica também incentivou e muito o esporte de Ituporanga, sempre presente nas atividades de seus filhos, José Fernando e Maria Inês, que seguiram sua carreira na área de Educação Física. Por ter deixado sua marca como profissional, a Câmara Municipal de Vereadores lhe concedeu esta homenagem.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb