01.22 - Rua Borba Gato

Início: Avenida João Paulo I | Término: Rua Irineu Bornhausen, com extensão de 104 metros

Rua Borba Gato

Emanuel de Borba Gato

1. Nascido em: 11/11/1668

Cidade: São Paulo

Falecido em: 11/11/1717

2. Pai: João de Borba Gato

Mãe: Sebastiana Rodrigues

3. Casado com: Maria Leite

Profissão:

4. Filhos:

4.1   Mariana Leite

4.2   Maria Leite

5. Atividades Profissionais: Quando era jovem, Borba Gato teve participação em atividades de captura de índios e comercialização para a escravidão. Desbravou territórios brasileiros, principalmente nas regiões dos atuais estados de Minas Gerais e São Paulo. Encontrou, junto com Fernão Dias Paes, as minas de esmeralda na lendária região de Sabarabuçu, Minas Gerais. Descobriu jazidas de ouro na região do rio das Velhas (estado de Minas Gerais).

6. Atividades Políticas: Foi o fundador da cidade de Sabará. Foi designado capitão-mor, em 1700, da região do Vale do Rio das Velhas. Lutou na Guerra dos Emboabas (1707 a 1709) ao lado dos paulistas. Foi designado por várias vezes superintendente-geral das minas do distrito do Rio das Velhas, em Minas Gerais.

7. Homenagens: Borba Gato Recebeu por todo o Brasil, o nome em ruas, avenidas, centros comerciais e um dos mais conhecidos e polêmicos monumentos de São Paulo . Trata-se da estátua de Borba Gato (1649 – 1718), localizada em uma Praça da Avenida Santo Amaro.

8. Justificativa: Em 1674 junta-se à mais importante expedição de Fernão Dias Pais Leme, seu sogro, conhecido como caçador de esmeraldas. A bandeira, que parte em busca de ouro e pedras preciosas, seguem pelo vale do rio Paraíba, em São Paulo, até Taubaté. De lá segue para o norte de Minas Gerais, explorando os sertões mineiros até o vale do Jequitinhonha. Em 1682 é responsabilizado pelo assassinato do administrador-geral das minas, Rodrigo de Castel Blanco. Decide tornar-se um foragido da lei, embrenha-se no sertão, onde continua a busca de minérios. Encontra ouro na região de Sabará e nos vales dos rios Sapucaí e Grande, em 1695. A descoberta impulsiona a mineração em Minas Gerais, em Mato Grosso, na Bahia e em Goiás e dá origem ao período de 40 anos conhecido como ciclo do ouro. Como recompensa pelas descobertas, Borba Gato obtém o perdão real em 1700 e é nomeado guarda-mor do distrito de Rio das Velhas. No ano seguinte recebe terras entre os rios Paraopeba e das Velhas, e funda o arraial de Sabará. É nomeado superintendente das minas em 1702, cargo que ocupa por várias vezes.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb