01.1000 - EEB Professor Aleixo Dellagiustina

Início: Rua 24 de Setembro | Término: Rua 24 de Setembro

EEB Professor Aleixo Dellagiustina

Aleixo Dellagiustina

1. Nascido em: 22/04/1984

Cidade: Rodeio

Falecido em: 22/08/1978

2. Pai: Daniel Dellagiustina

Mãe: Carolina Dellagiustina

3. Casado com: Regina Nicolini

Profissão: Professor

4. Filhos:

4.1   Maria Eunice Dellagiustina

Professora

4.2   Ligia Maria Dellagiustina

4.3   Maria Elizabeth Dellagiustina

Professora

4.4   Luiz Fernando Dellagiustina

Engenheiro

4.5   Vitor Hugo Dellagiustina

Cirurgião Dentista

5. Atividades Profissionais: Foi professor, diretor, inspetor escolar e coordenador regional de educação.

6. Atividades Políticas: Não consta.

7. Homenagens: EEB Aleixo Dellagiustina em Ituporanga, escola de Ensino Fundamental e Médio. Em Jaraguá do Sul: Rua Aleixo Dellagiustina, e um Clube de Idosos também recebeu o seu nome.

8. Justificativa: Aleixo foi um trabalhador incansável pela melhoria das condições do ensino. Foi professor em Blumenau, Diretor do Grupo Escolar José Bonifácio em Pomerode, Grupo Escolar Venceslau Buenos em Palhoça, e no Grupo Escolar Feliciano Pires em Brusque. Também exerceu o cargo de Inspetor Escolar em Campos Novos, Capinzal e Jaraguá do Sul. Foi Coordenador Regional de Educação em Rio do Sul, atuando no Vale do Itajaí. Durante o período de sua coordenação foram criadas muitas escolas, pois sua Coordenadoria abrangia um área com diversos municípios como Ituporanga, Salete, Rio do Oeste, Taió, Trombudo Central e outros. Em Jaraguá do Sul contribuiu para a criação do Ginásio Feminino onde mais tarde foi instalado o Colégio Divina Providência. Em Rio do Sul deu um apoio vigoroso na fundação da escola de ensino superior: FEDAVI, hoje UNIDAVI. Aleixo sempre procurava trazer para a seara do ensino todas as pessoas que lhe pareciam potencialmente dispostas a carreira. Visitava escolas mais distantes, repugnava que professores fossem transferidos por questões políticas e queria uma Educação centrada nas virtudes dos professores. Sempre foi um exemplo de cultura e religiosidade. Dava extrema importância ao conhecimento alheio, as palestras, exposições. Morava em Rio do Sul quando em uma noite sentiu uma forte dor de cabeça. Após isso, foi perdendo a memória. Foi submetido a duas cirurgias porém, sem sucesso. Veio a falecer no dia 22 de agosto de 1978, sendo sepultado em Jaraguá do Sul.

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 

 

Realizado por

SDR Ituporanga
Secretária Municipal de Educação Ituporanga

Apoio

Participantes

Colégio Galileu
Seminário São Francisco de Assis
EEB Aleixo Dellagiustina
EEF Mont’ Alverne
EEB  Roberto Moritz
EEB Vereador Paulo França

CEF Pedro Júlio Muller

EEF Prof. João Carlos Thiesen

EEB Presidente Tancredo Neves

CEF Bernardina Farias de Mattos

EEB Tancredo Neves

Sobre

Nossa cidade possui inúmeras ruas e muitas delas os homenageados são totalmente desconhecidos do público, alguns não se sabendo o certo o porquê da homenagem. Esse trabalho poderá ser aproveitado como atividade de história, geografia, Língua Portuguesa, entre outras disciplinas e ao mesmo tempo o seu resultado poderá ser de grande importância, para as escolas como também para o histórico do Município.

Logo CompletaWeb